"MESTRE NÃO É SÓ QUEM ENSINA; MAS QUEM, DE REPENTE, APRENDE."
GUIMARÃES ROSA

sábado, 19 de novembro de 2011

ESCOLA E TECNOLOGIA
ALBERTO TORNAGHI
ALMEIDA M.E.B.

             Em nossa sociedade atual nunca houve tantas pessoas em busca de aprendizado. Na escola o que se pode fazer é formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, terem acesso e darem sentido a informação. Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular .
              A formação de qualquer indivíduo, para viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento, não pode ser mais pensada como algo que acontece somente no âmbito da escola. A aprendizagem é  uma atividade contínua.O processo de construção do conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social, aprender significa  ser capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimento  na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo em conhecimento.Os seres humanos são a única espécie que intencionalmente acumula cultura e valores, não só adquirimos informações como somos capazes de transmití-la. A  aprendizagem acontece quando as pessoas estão inteiramente envolvidas, mergulhadas na situação e dando o máximo de si.
                   Aprendizagem continuada ao longo da vida significa que, se uma pessoa tem o desejo de aprender, ela terá condições de fazê-lo, independentemente de onde e quando isso ocorre. A aprendizagem ao longo da vida é usada para se referir a “educação de adultos” no período pós ensino-médio. É uma tentativa de proporcionar meios para as pessoas darem continuidade a sua educação e obterem mais certificados.
O papel do  novo educador deve ser capaz de criar condições para que cada indivíduos possa se conhecer como aprendiz. Isto implica estender a aprendizagem segundo uma abordagem sociointeracionista, enfocando a s dimensões: social, afetiva e cognitiva.
                    Em vez de confiar a um grupo centralizado a produção de material didático, que  os próprios alunos, de forma descentralizada, produzam documentação para ajudar outros alunos. É exatamente isso que devemos cultivar na educação, seja on-line ou presencial: esse brilho nos olhos, que se vê em crianças e adultos quando vislumbram a possibilidade de atuar no mundo...
         Que cantem, as sereias: a única educação que faz sentido é a que nos faz mudar o mundo.

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