"MESTRE NÃO É SÓ QUEM ENSINA; MAS QUEM, DE REPENTE, APRENDE."
GUIMARÃES ROSA

sábado, 19 de novembro de 2011

PLANO DE AULA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Plano de aula: Alimentação saudável


Autor(es): MÁRCIA ELAINE CALIARI
                   ANA CLÁUDIA BRIGAGÃO DE ÁVILA


Co-autor(es): MARIA DA GLÓRIA CELESTINO
                          MARIA VIRGÍNIA BEZERRA
                          ZILMA MARIA MENDES DE OLIVEIRA


Modalidade: Educação Infantil



Componente curricular                                   Tema


Matemática                                        Cores e sistema de numeração

Linguagem oral e escrita                   História com fantoche

Linguagem oral e escrita                   Alimentos preferidos

Linguagem oral e escrita                   Entrevista 

Ciências naturais                               Olfato, tato e visão

Ciências naturais                               Alimentação saudável



Dados da Aula



O aluno poderá aprender com esta aula



  • Consumir alimentos saudáveis;
  • Conscientizar-se da contribuição do alimento para a promoção da saúde;
  • Diferenciar cores e sabores dos alimentos;
  • Desenvolver habilidades no uso das tecnologias.



Duração das atividades



7 aulas de 50 min.



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno



Não há necessidade de conhecimentos prévios.



Estratégias e recursos da aula



1º Momento:

Na rodinha conversar com os alunos sobre a  história que será trabalhada. Apresentar com fantoche uma história da coleção: No reino das frutas.

Conversar sobre a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação para ter uma boa saúde.


2º Momento:

Levar para a sala de aula uma caixa surpresa contendo vários alimentos, frutas e legumes, para que a criança possa descobrir o que é através do tato ou do olfato. Explorar as características de cada alimento: cor, cheiro, tamanho, formato, vitamina, benefício, etc. Em seguida, desenhar dentre as alimentos apresentados, o seu preferido.


3º Momento:

Pedir que os alunos tragam de casa recortes de figuras de alimentos variados: salgados, doces, bebidas, frutas, legumes, verduras, etc.


4º Momento:

Juntamente com os alunos confeccionar um painel, separando os recortes trazidos em:

                  Alimentos saudáveis X Alimentos não saudáveis


5º Momento:

Trabalhar com recortes de alimentos e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável. Explicar sobre o trabalho do nutricionista e confeccionar um convite para que um nutricionista possa conceder-lhes uma entrevista.


6º Momento:

Elaborar com os alunos as questões que serão feitas ao nutricionista, planejar a entrevista e distribuir tarefas: boas vindas ao entrevistado, quem fará as perguntas, fotografia, filmagem, agradecimentos, etc.


7º Momento:

Entrevistar o nutricionista para obter mais informações e esclarecer dúvidas. Cada aluno neste momento desempenhará sua tarefa conforme planejado com o apoio da professora.


8º Momento:

Utilizar jogos educativos como: da memória, bingo, dentre outros, para complementar o assunto trabalhado.


9º Momento:

Promover o dia do lanche saudável com a hora da fruta, onde cada aluno e profissional da escola trará de casa uma fruta de sua preferência e juntos sentados em uma  rodinha, professores, coordenadores, auxiliares e alunos saborearão a fruta num momento descontraído e agradável, colocando em prática os conhecimentos construídos.


Avaliação


Uma semana após concluir a aula, propor aos alunos que façam um relato oral sobre o que mudou em sua alimentação.

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