"MESTRE NÃO É SÓ QUEM ENSINA; MAS QUEM, DE REPENTE, APRENDE."
GUIMARÃES ROSA

sábado, 19 de novembro de 2011

PLANO DE AULA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Plano de aula: Alimentação saudável


Autor(es): MÁRCIA ELAINE CALIARI
                   ANA CLÁUDIA BRIGAGÃO DE ÁVILA


Co-autor(es): MARIA DA GLÓRIA CELESTINO
                          MARIA VIRGÍNIA BEZERRA
                          ZILMA MARIA MENDES DE OLIVEIRA


Modalidade: Educação Infantil



Componente curricular                                   Tema


Matemática                                        Cores e sistema de numeração

Linguagem oral e escrita                   História com fantoche

Linguagem oral e escrita                   Alimentos preferidos

Linguagem oral e escrita                   Entrevista 

Ciências naturais                               Olfato, tato e visão

Ciências naturais                               Alimentação saudável



Dados da Aula



O aluno poderá aprender com esta aula



  • Consumir alimentos saudáveis;
  • Conscientizar-se da contribuição do alimento para a promoção da saúde;
  • Diferenciar cores e sabores dos alimentos;
  • Desenvolver habilidades no uso das tecnologias.



Duração das atividades



7 aulas de 50 min.



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno



Não há necessidade de conhecimentos prévios.



Estratégias e recursos da aula



1º Momento:

Na rodinha conversar com os alunos sobre a  história que será trabalhada. Apresentar com fantoche uma história da coleção: No reino das frutas.

Conversar sobre a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação para ter uma boa saúde.


2º Momento:

Levar para a sala de aula uma caixa surpresa contendo vários alimentos, frutas e legumes, para que a criança possa descobrir o que é através do tato ou do olfato. Explorar as características de cada alimento: cor, cheiro, tamanho, formato, vitamina, benefício, etc. Em seguida, desenhar dentre as alimentos apresentados, o seu preferido.


3º Momento:

Pedir que os alunos tragam de casa recortes de figuras de alimentos variados: salgados, doces, bebidas, frutas, legumes, verduras, etc.


4º Momento:

Juntamente com os alunos confeccionar um painel, separando os recortes trazidos em:

                  Alimentos saudáveis X Alimentos não saudáveis


5º Momento:

Trabalhar com recortes de alimentos e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável. Explicar sobre o trabalho do nutricionista e confeccionar um convite para que um nutricionista possa conceder-lhes uma entrevista.


6º Momento:

Elaborar com os alunos as questões que serão feitas ao nutricionista, planejar a entrevista e distribuir tarefas: boas vindas ao entrevistado, quem fará as perguntas, fotografia, filmagem, agradecimentos, etc.


7º Momento:

Entrevistar o nutricionista para obter mais informações e esclarecer dúvidas. Cada aluno neste momento desempenhará sua tarefa conforme planejado com o apoio da professora.


8º Momento:

Utilizar jogos educativos como: da memória, bingo, dentre outros, para complementar o assunto trabalhado.


9º Momento:

Promover o dia do lanche saudável com a hora da fruta, onde cada aluno e profissional da escola trará de casa uma fruta de sua preferência e juntos sentados em uma  rodinha, professores, coordenadores, auxiliares e alunos saborearão a fruta num momento descontraído e agradável, colocando em prática os conhecimentos construídos.


Avaliação


Uma semana após concluir a aula, propor aos alunos que façam um relato oral sobre o que mudou em sua alimentação.

8 comentários:

  1. muito bom este plano gostei muito e estou usando como referencia, obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar, estou usando para meu proximo oral.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar, estou usando para meu proximo oral.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar, estou usando para meu proximo oral.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse projeto.... Estou utilizando

    ResponderExcluir