Plano de aula: Alimentação saudável
Autor(es): MÁRCIA ELAINE CALIARI
ANA CLÁUDIA BRIGAGÃO DE ÁVILACo-autor(es): MARIA DA GLÓRIA CELESTINO
MARIA VIRGÍNIA BEZERRA
MARIA VIRGÍNIA BEZERRA
ZILMA MARIA MENDES DE OLIVEIRA
Modalidade: Educação Infantil
Componente curricular Tema
Matemática Cores e sistema de numeração
Linguagem oral e escrita História com fantoche
Linguagem oral e escrita Alimentos preferidos
Linguagem oral e escrita Entrevista
Ciências naturais Olfato, tato e visão
Ciências naturais Alimentação saudável
Dados da Aula
O aluno poderá aprender com esta aula
- Consumir alimentos saudáveis;
- Conscientizar-se da contribuição do alimento para a promoção da saúde;
- Diferenciar cores e sabores dos alimentos;
- Desenvolver habilidades no uso das tecnologias.
Duração das atividades
7 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
Na rodinha conversar com os alunos sobre a história que será trabalhada. Apresentar com fantoche uma história da coleção: No reino das frutas.
Conversar sobre a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação para ter uma boa saúde.
2º Momento:
Levar para a sala de aula uma caixa surpresa contendo vários alimentos, frutas e legumes, para que a criança possa descobrir o que é através do tato ou do olfato. Explorar as características de cada alimento: cor, cheiro, tamanho, formato, vitamina, benefício, etc. Em seguida, desenhar dentre as alimentos apresentados, o seu preferido.
3º Momento:
Pedir que os alunos tragam de casa recortes de figuras de alimentos variados: salgados, doces, bebidas, frutas, legumes, verduras, etc.
4º Momento:
Juntamente com os alunos confeccionar um painel, separando os recortes trazidos em:
Alimentos saudáveis X Alimentos não saudáveis
5º Momento:
Trabalhar com recortes de alimentos e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável. Explicar sobre o trabalho do nutricionista e confeccionar um convite para que um nutricionista possa conceder-lhes uma entrevista.
6º Momento:
Elaborar com os alunos as questões que serão feitas ao nutricionista, planejar a entrevista e distribuir tarefas: boas vindas ao entrevistado, quem fará as perguntas, fotografia, filmagem, agradecimentos, etc.
7º Momento:
Entrevistar o nutricionista para obter mais informações e esclarecer dúvidas. Cada aluno neste momento desempenhará sua tarefa conforme planejado com o apoio da professora.
8º Momento:
Utilizar jogos educativos como: da memória, bingo, dentre outros, para complementar o assunto trabalhado.
9º Momento:
Promover o dia do lanche saudável com a hora da fruta, onde cada aluno e profissional da escola trará de casa uma fruta de sua preferência e juntos sentados em uma rodinha, professores, coordenadores, auxiliares e alunos saborearão a fruta num momento descontraído e agradável, colocando em prática os conhecimentos construídos.
Avaliação
Uma semana após concluir a aula, propor aos alunos que façam um relato oral sobre o que mudou em sua alimentação.
Maravilhoso este projeto...
ResponderExcluirmuito bom este plano gostei muito e estou usando como referencia, obrigada por compartilhar
ResponderExcluirÓtimas ideias, parabéns!
ResponderExcluirAmei parabéns!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, estou usando para meu proximo oral.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, estou usando para meu proximo oral.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, estou usando para meu proximo oral.
ResponderExcluirMuito legal esse projeto.... Estou utilizando
ResponderExcluirA equipe do colegio objetivo zona norte sp amou o post, parabéns pelo empenho e cuidado com a educação infantil
ResponderExcluir