APRENDENDO COM OS CONTOS DE FADA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, 4 E 5 ANOS, DA ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO CARLITO FERREIRA.
PROFESSORAS: - ANA CLÁUDIA BRIGAGÃO DE ÁVILA
- MÁRCIA ELAINE CALIARI
- ZILMA MARIA MENDES DE OLIVEIRA
Justificativa
Ao ouvir histórias a criança entra num mundo cheio de magia, encantamento e fantasia, construindo assim, paralelos com a sua própria vida, ampliando seus horizontes, trazendo novas perspectivas de vida e instaurando o hábito de leitura. A hora do Conto cria uma cumplicidade entre o educador e a criança, além de aumentar os laços afetivos e a confiança entre ambos.
O trabalho com historinhas torna a aula mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos e trabalhando com o lúdico, estimula-se a imaginação e a criatividade, além de tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa. As histórias possuem cheiros, cores e sabores por isso são uma fábrica de experiências e imaginação, sendo assim preparamos aulas bem divertidas e prazerosas para que nossos alunos aprendam brincando ,fantasiando e se divertindo.
Objetivo geral
Ao ouvir histórias a criança entra num mundo cheio de magia, encantamento e fantasia, construindo assim, paralelos com a sua própria vida, ampliando seus horizontes, trazendo novas perspectivas de vida e instaurando o hábito de leitura. A hora do Conto cria uma cumplicidade entre o educador e a criança, além de aumentar os laços afetivos e a confiança entre ambos.
O trabalho com historinhas torna a aula mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos e trabalhando com o lúdico, estimula-se a imaginação e a criatividade, além de tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa. As histórias possuem cheiros, cores e sabores por isso são uma fábrica de experiências e imaginação, sendo assim preparamos aulas bem divertidas e prazerosas para que nossos alunos aprendam brincando ,fantasiando e se divertindo.
Objetivo geral
*Estimular cada vez mais o hábito da leitura.
Objetivos específicos
*Estimular a imaginação através de vários tipos de leitura,
*Conhecer o gênero literário: conto de fadas,
*Ampliar o vocabulário,
*Dramatizar histórias,
*Manipular livros,
* Desenvolver a motricidade fina e ampla,
*Mostrar como se portar à mesa,
*Explorar tamanhos,numerais e cores,
*Identificar os membros de uma família e conhecer os vários tipos de família.
*Identificar personagens e suas características.
Metodologia
Uso da internet como recurso tecnológico, contação de histórias, leituras dos desenhos, dramatização, exploração de seriação, numeração, tamanhos, classificação (atributos matemáticos), dança, cantigas, sequenciação.
Atividades
Atividades
*Na sala de informática pesquisaremos o que é conto de fada, leremos a história cachinhos dourados imprimiremos uma cópia para que cada criança possa colorir a ilustração.
*Faremos a rodinha para que as criança ouça a história contada pela professora.
*As crianças de quatro anos pintarão as ilustrações da história, e colocarão em ordem os fatos.
*Aproveitaremos a história para trabalhar cores, como estamos trabalhando a cor roxa, adaptaremos e criaremos Uvinha e os três ursos.
*As crianças dramatizarão a história adaptada.
*Os professores também encenarão a história adaptada.
* As crianças de cinco anos desenharão a história.
* Na sala de informática trabalharemos o numeral três que várias vezes é citado na história.
*Trabalharemos o conceito de família, e falaremos sobre os vários tipos de família nos dias atuais.
*Novamente na rodinha discutiremos o que a história nos ensina e cada criança dará a sua contribuição que será anotada pela professora e posteriormente copiada pelo aluno.
*Para encerrar o trabalho, faremos uma aula de culinária com o mingau que foi citado na história.
Avaliação
Será feita no dia-a-dia conforme o desenvolvimento e o interesse de cada aluno.
Olá professora adorei sua ideia, vou fazer uma atividade não igual, mas seu projeto me fez criar um projeto para crianças especiais, pois elas tem dificuldade de leitura, vou trabalhar a música , parabéns.
ResponderExcluir